· A Ceia é celebrada no Novo Testamento,
· A Ceia é uma festa da Igreja,
· A Ceia é celebrada no Corpo e no Sangue do Nosso senhor Jesus Cristo,
· A Ceia é reservada á aqueles que pertencem á igreja de Cristo,
· Na Ceia recordamos a morte do Senhor Jesus, até que Ele venha,
· A Ceia como memorial olha para traz para a cruz e o sacrifício feito nela.
5- OBJETIVOS DA SANTA CEIA
· Comemorar a morte do Senhor Jesus até que Ele Venha;
· Comemorar as 2 vindas do Senhor: a 1ª o Verbo se fez Carne (João 1.14), a 2ª será o arrebatamento quando Jesus virá buscar a igreja (I Tessalonicenses 4.13-18)
· Anunciar a nova aliança (Mateus 26.26-28)
Pontos chaves:
a) Comemoração – “Em memória de Mim” = Na morte de Cristo encontramos a vida.
b) Instrução – Expõe os dois fundamentos do evangelho:
A Encarnação è Jesus é o Pão vivo que desceu do Céu
A Expiação è pois o verbo se fez Carne e habitou entre nós
O Pão, quando partido, a fim de ser distribuído entre os espiritualmente famintos (Jesus foi moído pelos nossos pecados). O Vinho, nos ensina que o sangue de Cristo foi derramado na morte para nos purificar e vivificar as almas necessitadas “ESTE CÁLICE É O NOVO TESTAMENTO NO MEU SANGUE”
c) Segurança – Na aceitação do sangue de Cristo, temos assegurado o perdão dos nossos pecados.
d) Responsabilidade – “Examine-se o homem a si mesmo”
6- O PÃO DA CEIA
Porque Jesus usou Pão sem Fermento?
Jesus instituiu a Ceia do Senhor durante os dias judaicos dos pães asmos, uma festa anual na qual somente pão sem fermento era permitido entre os judeus (Lucas 22.15; Êxodo 12.18-21)
Não era permitido fermento nos sacrifícios oferecidos a Deus, no Antigo Testamento (Levíticos 2.11). A idéia de impureza ou pecado é claramente associada com fermento em vários textos:
Jesus usou fermento para falar simbolicamente de falsas doutrinas, Mateus 16:11-12 (Mt 16:11-12)
Paulo usou fermento para representar falsa doutrina e corrupção moral, Gálatas 5:7-9 e I Coríntios 5:6-9
É plenamente adequado então que o sacrifício perfeito e sem pecado do próprio Filho de Deus seja representado por pão sem fermento I coríntios 5:7-8 (ICo 5:7-8)
Somente o Pão sem fermento pode:
a) Representar adequadamente o corpo do Cristo sem pecado
b) A sinceridade com que devemos participar da Ceia
c) A necessidade de purificar a igreja local
O Pão deve ser Um só, trazido inteiro:
Para representar a unidade de Cristo e a unidade dentro da igreja local.
Para lembrar que o corpo do Cristo foi moído por nossos pecados, o pão somente deve ser partido (rompido com as mãos, sem facas nem serras) em pedacinhos pequenos, ante toda a igreja.
7- O TEMPO DA CEIA DO SENHOR
Os discípulos de Cristo são privilegiados ao participarem com Ele todas as semanas da Ceia do Senhor. Deste modo, vamos olhar antes para o nosso estado interior, depois olhamos para o passado, também para o presente e depois para o futuro.
Olhar para dentro, para o interior, para nosso estado interior significa pureza pessoal:
I Co 11:28
28
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice.
Sl 139:23
23
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.
I Jo1:9
9
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Olhar o tempo da Ceia no passado, é olhar a memória da Ceia. Ela é um memorial histórico:
Olhamos para trás, para o sacrifício que Jesus fez na Cruz. Entendemos isso como sendo o fundamento e o centro da nossa Salvação.
O Pão sem fermento partido (rasgado), mastigado, lembra o corpo de Cristo, quebrado e moído.
Is 53:1-12
O Vinho de uva esmagada lembra o Cristo vertendo seu sangue por nós como cordeiro imolado na Páscoa Êxodo 12 e Números 9.
Olhar o tempo da Ceia no futuro é olhar a mensagem Profética da Ceia. Ela é uma mensagem de esperança para o futuro:
Entendemos que a morte de Jesus é a base de nossa esperança, e assim proclamamos nossa fé Nele quando olhamos em frente para a volta do Senhor e para nossa Salvação eterna.
Não podemos esquecer nunca o dia negro no Calvário em que Jesus deu sua vida para salvar a nossa. ICo 11:26, Mt 26:29.