terça-feira, 9 de junho de 2009

QUEM FOI JOÃO BATISTA?

JOÃO BATISTA
JOÃO 1:6-14
Estes versículos falam sobre o ministério de João Batista, que era o precursor do Messias JESUS, e da “Luz Verdadeira” que é JESUS. Mas quem foi João Batista?
1- NASCIMENTO João Batista nasceu cerca de 6 meses antes de CRISTO numa região montanhosa de Judá. O nascimento de João Batista é descrito em Lc 1:5-25 2- PAI E MÃE DE JOÃO BATISTA Tanto seu pai Zacarias, como sua mãe Isabel, eram descendentes de Arão. Sua mãe era prima de Maria, a mãe de JESUS. Seus pais eram pessoas de vida irrepreensível mas ambos já eram pessoas idosas e Isabel sua mãe era estéril. Certo dia, quando Zacarias oferecia incenso no templo, o anjo Gabriel apareceu para lhe dizer que sua mulher iria ter um filho, que este filho se chamaria João e teria a função de preparar o povo de Israel para a vinda do Messias (JESUS).
3- COMO JOÃO BATISTA VIVIA?
João Batista vivia no deserto e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre Mt 3:3-4
4- O QUE JOÃO BATISTA FAZIA?
João foi enviado para ser o precursor de Cristo (Messias). Foi profetizado no Velho Testamento que João ia fazer isto (Is 40:3, Ml 3:1). João o Batista veio para ser testemunha, para testificar da "luz Jesus Cristo". João não era a luz, mas somente a testemunha da luz. João veio para preparar um povo para o Senhor Jesus Cristo usar para estabelecer e organizar a sua primeira igreja em Jerusalém (Lc. 1:17). João fez isto pregando o Evangelho e batizando os convertidos. Foi por isso que Deus enviou João. Deus autorizou João para anunciar o Messias e batizar os convertidos. Jesus honrou esta autoridade quando foi batizado por João, e também quando usou os convertidos e batizados de João para formar a sua primeira igreja.
5- O QUE JOÃO BATISTA DIZIA DE SI MESMO?
O Testemunho de João o Batista sobre si. Jo 1:19-28. Quando os judeus perguntaram João a sua identidade, ele falou logo e bem claro que não era o Cristo, mas somente o servo dele. Os judeus fizeram ainda mais perguntas sobre a sua identidade. Eles perguntaram, "És tu Elias"? João disse que não era Elias. Os judeus também perguntaram se João era um profeta. João disse que não era profeta. Os judeus então perguntaram de novo, "Quem é"? João respondeu imediatamente que era aquele que foi profetizado por Isaías (Is 40:3). João era o precursor do Senhor Jesus Cristo. João assumiu a sua posição certa de ser um servo de Cristo indigno, mas com uma voz para anunciar as grandezas da salvação em Cristo Jesus.
6- O QUE JOÃO BATISTA DIZIA DE JESUS CRISTO?
O Testemunho de João o Batista sobre Jesus Cristo. Jo 1:15-18. João o Batista disse que Jesus veio depois dele porque João nasceu seis meses antes do Senhor Jesus Cristo (Lc 1:36) e começou o seu ministério de anunciar (ser o precursor de Jesus Cristo) o Messias antes que Jesus começou o seu ministério público. João qualificou isto dizendo que Jesus era maior do que ele e foi primeiro do que ele. Isto fala do fato que Jesus é preeminente e eterno. João falou que ele e os outros convertidos tinham recebidos da plenitude de Deus a vida eterna pela sua graça e se somos salvos pela graça, isto significa que não é por merecimento e sim por dom de Deus Ef 2:8

Um comentário: