terça-feira, 27 de outubro de 2009

CRISTOLOGIA - 1

O pecado original passava de pai para filho através do ato sexual isto indica que o pecado era transmitido, era de fato uma herança e culpa legal, uma natureza moral corrupta do nosso ancestral, Adão ( Sl 51.5; Rm 5.12).
Jesus não teve um pai humano isto significa que a linhagem de Adão fora interrompida , portanto Jesus não descendeu de Adão, Por este motivo Jesus não poderia vir ao mundo por meio da concepção natural e sim por meio de um fenômeno “ chamado de concepção virginal” ( Lc 1.31,34,35).

Texto Bíblico ( Mt 1.15,16). ----------------Texto Bíblico ( Lc 3.23)..
Avô de Jesus por parte José----------------Avó por parte da Mãe
Nome do avô = Jacó---------------------------Nome do Avô = Heli
Pai = José-----------------------------------------Mãe = Maria

João batista era Primo de Jesus com a diferença de seis meses mais velho que Jesus (Lc 1.36).
Sua mãe era descendente de Levi assim com seu pai, portanto ele deveria ser Levita, mas Deus concedeu a dádiva de ser profeta e precursor de Cristo ( Lc 1.5).
João declara a preexistência de Jesus ( Jo 1.30) pois João era mais avançado de idade que Jesus, diferença de seis meses ( Lc 1.36), Jesus era já existente na eternidade com o Pai (Mq 5.2 ,Jo 17.5; Jo 1.18; Cl 1.16) Jesus estava oculto no Pai “Jo 1.18” embora Jesus já se manifestava no Velho testamento por meio tipos, símbolo e manifestação também chamada de “Cristofania” gr. fania “aparição” doutrina que elucida a aparição antecipada de Jesus.


João 8.56 “ Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu e se alegrou-se”.
Quando é que Abraão viu Jesus? ( Gn 18.1-3 ) outras aparições de Cristo (Js 5.13-15; Is 6.1; Dn 7.13-14,). Jesus é denominado de Pai da eternidade, portanto o genitor da eternidade ( Is 9.6 ).
.
Cordeiro :Hb: Kebes, e no grego é “ Aren” indica cordeiro, cabrito é citado no antigo Testamento 107 vezes no antigo testamento, já no texto que Abraão sobe ao monte para sacrificar seu filho e Deus provê um, o termo no original é “cabrito” filhote de Bode, enquanto que cordeiro era filhote de Ovelha, Jesus é o cordeiro que expia o pecado da humanidade.
O que é expiação?
Expiação era a oferta pelo pecado oferecida em principal no dia de “Yom Kipur” ( Lv 16.15-17) expiação: grego Katallassen que quer dizer Mudar ou Trocar “ trocava a condição de “pecador e inimigo” para amigos de Deus ( Rm 5.10, 2 Co 5.18).

Uma vez por ano fazia-se a expiação pelo pecado o sacerdote deveria deslocar-se para o átrio externo ( hb. Debir ), a seguir para o átrio interno chamado de Santo dos Santos ( Hb Hekal) onde estava a arca da aliança ( hb. Aron Brit) e a tampa era chamada de propiciatório ( hb. kapporeth) lit significa “cobertura” o inglês Espurgeo Chamava de “tampa da misericórdia”.
Nesta tampa espargia o sangue do animal para fazer propicio ou seja remir expiar o pecado do ofertante ( Rm 3.25) no qual de fato nunca removeu de fato o pecado ( Hb 10.4, 11) mas Jesus através de seu sacrifício corporal ele nos perdoou definitivamente ( Hb 10.10,17).
O termo propiciatório passou ser sinônimo de sacrifício que sofre a ira de Deus, desta foram Jesus sofreu a ira de Deus para que a humanidade fosse preservada da fúria de Deus ( Rm 3.25; 9.22).

Heresias da acerca de Cristo

Arianianismo:

Ario presbítero de Alexandria que objetava a respeito da deidade de Cristo, foi refutado por Atanásio no concilio de Nicéia “homoosios” substancia.
Esta heresia é também chamada de “ Macedonismo” que equipara a do Pai.

Nestorianos :
Eram discípulos de Nestório, patriarcas de Constantinopla que difundia a doutrina da Bipolaridade ex: 50% Deus 50% Homem meio homem e meio Deus.

Ebionismo:

Negava a deidade de Cristo eram radicalmente monoteísta ( shema Israel Dt 6.4).

Gnosticismo:

Gr gnosis; conhecimento esotérico, eles negavam a realidade corporal de Cristo; porque afirmam que a materia era má, cerca de 70 grupo gnostícos proliferaram durante séculos.

Modalismo:

Doutrina fundada por Sabélio que ensinava que Deus se revelou no mundo de três modos.

Docetismo:

Gr “dokeo” aparente, advogava que a humanidade de Cristo era apenas aparente, todavia Jesus era um ser plenamente Divino.

Monarquianismo:

Do gr Mono= um+ arqui= superior+ ismo= crença; movimento herético do séc III tendo por objetivo realçar a unidade de Deus, acabando por Negar categoricamente a divindade do Filho e Espírito Santo.

Kenosis:

Do gr Kenosen; esvaziamento, usado para explicar a omissão da gloria de Cristo e não seu esvaziamento divino com ensinava este movimento surgido na Inglaterra no séc XIX ( Fl 2.5-7).

Natureza divina e Humana.
Hipostatica:

gr hipostasis doutrina exposta no concilio de calcedônia em 451, segundo a qual há perfeita harmonia entre as duas naturezas de Jesus, humana e a divina de Cristo, desta forma acentua-se a verdadeira Jesus como verdadeiro Homem e verdadeiro Deus.
Humana :

Jesus foi tentado (Mt 4.1-11) na condição humana enquanto que na condição divina esta não foi tentada ( Tg 1.13) embora alguns comentadores cometam varias conjecturas acerca desta polemica, as escrituras são claras a elucidar tal fenômeno (Hb 4.15, 5.7,8; 2Pe 2.22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário