terça-feira, 30 de março de 2010

PENTATEUCO

GENESIS

Todos os livros do Pentateuco [Genesis, Êxodo, Levi tico, Números e Deuteronômio] foram escritos por Moises por volta do ano de 1450 a 1410 A.C.durante os 40 anos no deserto.
A pergunta que todos fazem é esta:
Como Moises escreveu o Genesis se ele não tinha nascido ?

Existem duas teorias para explicar esse fato.

1-DEUS revelou o Genesis a Moisés durante os 40 dias no monte.

2-Deus revelou somente a criação, as outras historias Moisés teve acesso devido à cultura dos egípcios, sendo que DEUS o inspirou a escrever essas historias, como e o caso de Mt 2-23.

Explicitamente não encontramos referencias que Moises escreveu o livro do Genesis, porem a bíblia nos mostra que Moises escreveu a lei do Senhor Ex 17-14, 24- 4, 7,34-27, Nm 33- 1, 2, Dt 31-9, Js 22-5,1 reis 2-3 Neemias 8-1 Dn 9-11,13.
Jesus em Lc 24-44 ele se refere ao antigo testamento, chamado pelos judeus de Tanak por causa das iniciais, leis profetas e escritos.
Leis       => Torah
Profetas => Neviim
Escritos = > Ketuviim

Então se a bíblia afirma que Moises escreveu a lei [Torah hb. e Pentateuco gr.] ele escreveu os 5 primeiros livros da bíblia, pois Genesis faz parte da Torah.

ÊXODO

o segundo livro de Moisés trata acerca da saída do povo hebreu do Egito, apos a exaltação de José no Egito, todos os seus familiares descem para morar com ele na terra de Gosen, o melhor lugar do Egito.
O cap. 1 narra que apos a morte de faraó, se levantou um outro que não conhecia a José e que começou a oprimir o povo de DEUS como escravos. A bíblia não diz mas o midrash revela que um certo dia , faraó saiu ao campo e começou a fabricar tijolos,todo o povo ao observar o trabalho de faraó,saiu ao campo para o ajudar naquele dia alegre, quando estava findando o dia , faraó deu uma ordem para contar a quantidade de tijolos fabricados ,e que a partir daquele dia esta seria a meta a ser batida pelos filhos de Israel, e o povo que era amigo ,passou a ser escravo.

LEVITICO

Trata a respeito dos filhos de Levi, cuja função era o Sacerdócio e o louvor a DEUS.
A partir de Jacó, mais precisamente de seus filhos que surgiram as 12 tribos de Israel, desses 12 filhos, 2 não receberam o seu nome como herança, são eles, JOSÉ e LEVI, indiretamente ou diretamente, José acabou por ser privilegiado, embora seu nome não estava entre as 12 tribos de Israel, seus 2 filhos chamados Manasses e Efraim, acabaram recebendo parte na herança, levando por esse lado, somente Levi acabou por não receber parte na herança, porque o SENHOR é a herança deles, Dt 10-8, e Levi foi a única tribo a ser repartida [tirando manasses], por causa da necessidade de sacerdotes em todo o israel.

NÚMEROS

Gr arithmoi, dai vem a palavra aritmética, recebe esse titulo por causa dos dois censos realizados nesse livro, o primeiro no cap. 1, no segundo ano do povo próximo ao Sinai e o segundo no cap. 26, 39 anos após, próximo ao Jordão, levando aproximadamente 39 anos para ser escrito.

DEUTEURONÔMIO

Hb devarim, segunda lei, uma repetição das leis anteriores para relembrar e preparar o povo para entrar na terra de Canaã, em seu último capítulo trata a respeito da morte de Moisés, no qual foi relatada por Josué conforme diz Js 24-26



Nenhum comentário:

Postar um comentário