sexta-feira, 14 de agosto de 2009

SEM JESUS NÃO DÁ !!!!!

VOCE JÁ FEZ A SUA ESCOLHA ????

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

SINOPSE DOS LIVROS DA BIBLIA

VELHO TESTAMENTO
1. O "Pentateuco" – 5 Livros
Gênesis – 50 Capítulos Autor: Moisés O livro das origens. A origem do universo, do gênero humano, etc. Em grande parte é um registro histórico das origens do povo escolhido.
Êxodo – 40 Capítulos Autor: Moisés O cativeiro, a libertação, e as origens da história de Israel em seu caminho a Canaã, sob a liderança de Moisés.
Levítico – 27 Capítulos Autor: Moisés O livro de leis acerca de moralidade, limpeza, alimento, etc. Ensina o acesso a Deus através de sacrifícios.
Números – 36 Capítulos Autor: Moisés O livro das peregrinações de Israel, o vaguear de 40 anos pelo deserto.
Deuteronômio – 34 Capítulos Autor: Moisés É uma repetição das leis dadas pouco antes da entrada de Israel em Canaã.
2. Históricos – 12 Livros
Josué – 24 Capítulos Autor: indeterminado, provavelmente Josué. É um registro da conquista de Canaã sob a liderança de Josué e da divisão da terra entre as doze tribos.
Juízes – 21 Capítulos Autor: desconhecido; a tradição atribui o livro a Samuel. É a história das seis servidões de Israel e das várias libertações da terra através dos quinze juízes.
Rute – 4 Capítulos Autor: desconhecido, possivelmente Samuel. É a bela história de Rute, uma ascendente de Davi e de Jesus Cristo.
1,2 Samuel – 31 e 24 Capítulos Autor: desconhecido É a história de Samuel, com as origens e os primeiros anos da monarquia em Israel sob os reinados de Saul e Davi.
1,2 Reis – 22 e 25 Capítulos Autor: desconhecido É a história das origens do reino de Israel e mais tarde do reino dividido. Aparecem as personalidades heróicas de Eliseu e Elias.
1,2 Crônicas – 29 e 36 Capítulos Autor: indeterminado. Crê-se que tenha sido revisado por Esdras. 1 e 2 Crônicas são um só livro no texto hebraico. Em grande parte é um registro dos reinados de Davi, Salomão, e dos reis de Judá até à época do cativeiro.
Esdras – 10 Capítulos Autor: desconhecido. Geralmente se crê que Esdras, embora não tenha sido o autor de todo o livro, tenha sido o compilador das partes que não escreveu. Esdras, de descendência sacerdotal, foi um judeu exilado em Babilônia. É um registro do regresso dos judeus do cativeiro e da reconstrução do templo.
Neemias – 13 Capítulos Autor: indeterminado. Muitos eruditos consideram grande parte do livro como uma autobiografia de Neemias. É um relato da reconstrução dos muros de Jerusalém e do restabelecimento das ordenanças sagradas.
Éster – 10 Capítulos Autor: desconhecido. É a história da libertação dos judeus pela rainha Éster do complô de Hamã, e do estabelecimento da festa de Purim.
3. Poéticos – 5 Livros
Jó – 42 Capítulos Autor: desconhecido. O problema do sofrimento, mostrando a maldade de satanás, a paciência de Jó, a vaidade da filosofia humana, a necessidade da sabedoria divina, e a libertação final do sofrimento.
Salmos – 150 Salmos Autor: a maioria (73) é atribuído a Davi. É uma coleção de cento e cinqüenta cânticos espirituais, poemas, e orações usadas através dos séculos pelos judeus e pela igreja para adoração e devoção.
Provérbios – 31 Capítulos Autor: acredita-se geralmente que Salomão escreveu um grande número dos provérbios, ainda que talvez estes possam ao ter sido originalmente seus. É uma coleção de máximas e dissertações sobre a sabedoria, temperança, justiça, etc.
Eclesiastes – 12 Capítulos Autor: indeterminado, ainda que comumente se aceite que tenha sido Salomão. São reflexões sobre a frivolidade da vida e nossos deveres e obrigações perante Deus.
O Cântico dos Cânticos – 8 Capítulos Autor: Salomão, de acordo com a tradição. É um poema religioso que simboliza o amor mútuo entre Cristo e a igreja.
4. Proféticos – 17 Livros
Isaías – 66 Capítulos O grande profeta da redenção. É um livro rico em profecias messiânicas, mesclado com maldiçoes pronunciadas sobre as nações pecadoras.
Jeremias – 52 Capítulos O profeta chorão. Viveu desde os tempos de Josias até o cativeiro. Tema principal: a reincidência, o cativeiro e a restauração dos judeus.
Lamentações – 5 Capítulos Autor: Jeremias São uma série de clamores de Jeremias, lamentando as aflições de Israel.
Ezequiel – 48 Capítulos É um livro de impressionantes metáforas que descrevem claramente a triste condição do povo de Deus e o caminho, a exaltação e a glória futura.
Daniel – 12 Capítulos Autor: Daniel, como Ezequiel, esteve cativo em Babilônia, onde foi instruído na língua e nas ciências babilônicas (caldaicas). É um livro de biografia pessoal e visões apocalípticas acerca dos ensinamentos de história secular e sagrada.
Oséias – 14 Capítulos Autor: Oséias, o filho de Beeri. Um conterrâneo de Isaías e Miquéias. Sua mensagem foi dirigida ao reino do norte. Foi conterrâneo de Isaías e Miquéias. Pensamento central: a apostasia de Israel caracterizada como adultério espiritual. O livro está cheio de impressionantes metáforas que descrevem os pecados do povo.
Joel – 3 Capítulos Autor: Joel, um profeta de Judá. Muito pouco se sabe acerca dele. Foi um profeta de Judá. Tema principal: o arrependimento da nação e suas bênçãos. "O dia do Senhor", um tempo de juízos divinos pode ser transformado em um período de bênçãos.
Amós – 9 Capítulos Autor: Amós, de Tecoa, na tribo de Judá, foi boiadeiro e recolhedor de figos silvestres. Amós, o profeta pastor, foi um reformador valente, que denunciava o egoísmo e o pecado. O livro contém uma série de cinco visões.
Obadias – 1 Capítulo Autor: nada se sabe acerca dele. Tema principal: a condenação de Edom e a libertação final de Israel.
Jonas – 4 Capítulos Autor: Jonas, natural da Galiléia, foi um dos primeiros profetas. É a história do "missionário relutante", a quem Deus ensinou, através de uma experiência amarga, a lição da obediência e a profundidade da misericórdia divina.
Miquéias – 7 Capítulos Autor: Miquéias, natural de Moresete, em Judá, profetizou durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias. Foi conterrâneo de Isaias. É o relato sombrio da condição moral de Israel e de Judá, mas é também a predição do estabelecimento do reino messiânico no qual prevalecerá a justiça.
Naum – 3 Capítulos Autor: Naum, muito pouco se conhece acerca dele. Tema principal: a destruição de Nínive. Deus promete libertar Israel da opressão assíria.
Habacuque – 3 Capítulos Autor: Habacuque, que para muitos era um cantor no templo. Foi escrito no período babilônico ou caldeu. Os mistérios da providência. Como pode um Deus justo permitir que uma nação pecadora oprima a Israel?
Sofonias – 3 Capítulos Autor: Sofonias, um descendente direto do rei Ezequias. Embora de tom sombrio e cheio de ameaças, termina numa visão de glória futura de Israel.
Ageu – 2 Capítulos Autor: Ageu, o "profeta do templo", cativo durante setenta anos na Babilônia, e colega de Zacarias. Foi colega de Zacarias. Repreendeu ao povo por negligenciar a construção do segundo templo, mas prometeu a volta da glória de Deus quando o edifício estivesse construído.
Zacarias – 14 Capítulos Autor: Zacarias, filho de Baraquias. Pouco se sabe acerca deste profeta. Conterrâneo de Ageu, ajudou a animar aos judeus a reconstruírem o templo. Teve uma série de oito visões e viu o triunfo final do reino de Deus.
Malaquias – 4 Capítulos Autor: Malaquias. Nada se sabe acerca da vida do profeta. É uma descrição gráfica dos últimos períodos da história do Antigo Testamento, que mostra a necessidade de reformas antes da vinda do Messias.
.
NOVO TESTAMENTO
.
MATEUS – 28 Capítulos Autor: Mateus, também chamado de Levi, um dos doze apóstolos. Foi sem dúvida um judeu que também era publicano romano. Este evangelho cita muitos textos do Antigo Testamento. Ele se destinava primordialmente ao público judeu, para o qual apresentava Jesus como o Messias prometido nas Escrituras do Antigo Testamento. Mateus narra a história de Jesus desde o seu nascimento até sua ressurreição e põe ênfase especial nos ensinamentos do Mestre.
MARCOS – 16 Capítulos Autor: Marcos, também chamado de João Marcos, o filho de Maria, de Jerusalém. Marcos escreveu um Evangelho curto, conciso e cheio de ação. Seu objetivo era aprofundar a fé e a dedicação para a qual ele escrevia.
LUCAS – 24 Capítulos Autor: Lucas, o médico amado. Também é o autor de "Atos dos Apóstolos". Neste evangelho é enfatizado como a salvação em Jesus está ao alcance de todos. O evangelista mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.
JOÃO – 21 Capítulos Autor: João, o apóstolo. O Evangelho de João, pela sua forma, se coloca à parte dos outros três. João organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. Seu estilo literário é reflexivo e cheio de imagens e figuras.
ATOS DOS APÓSTOLOS – 28 Capítulos Autor: Lucas, o médico amado. O livro é, em certo sentido, uma continuação do Evangelho de Lucas, e está dirigido à mesma pessoa, a Teófilo. Quando Jesus deixou os seus discípulos, o Espírito Santo veio habitar com eles. Este livro foi escrito por Lucas para ser um complemento ao seu Evangelho. Ela relata eventos da história e da ação da igreja cristã primitiva, mostrando como a fé se propagou no mundo mediterrâneo de então.
ROMANOS – 16 Capítulos Autor: O Apóstolo Paulo. Nesta importante carta, Paulo escreve aos romanos sobre a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que crêem em Cristo. O apóstolo reafirma a grande bondade de Deus e declara que, através de Jesus Cristo, Deus nos aceita e nos liberta de nossos pecados.
1CORÍNTIOS – 16 Capítulos Autor: O Apóstolo Paulo. Esta carta trata especificamente dos problemas que a igreja de Corinto estava enfrentando: dissensão, imoralidade, problemas quanto à forma da adoração pública e confusão sobre os dons do Espírito.
2CORÍNTIOS – 13 Capítulos Autor: O Apóstolo Paulo. Nesta carta o Apóstolo Paulo escreve sobre seu relacionamento com a igreja de Corinto e as dificuldades que alguns falsos profetas haviam trazido ao seu ministério.
GÁLATAS – 6 Capítulos Autor: O Apóstolo Paulo. Esta carta expõe a liberdade da pessoa que crê em Cristo com respeito à lei. Paulo declara que é somente pela fé que as pessoas são reconciliadas com Deus.
EFÉSIOS – 6 Capítulos Autor: O Apóstolo Paulo. O tema central desta carta é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.
FILIPENSES – 4 Capítulos Autor: O Apóstolo Paulo. A ênfase desta carta está no gozo que o crente em Cristo encontra em todas as circunstâncias da vida. O Apóstolo Paulo a escreveu quando estava encarcerado.
COLOSSENSES – 4 Capítulos Autor: O Apóstolo Paulo. Nesta carta o Apóstolo Paulo diz aos cristãos de Colossos que abandonem suas superstições e que Cristo seja o centro de sua vida.
1TESSALONICENSES – 5 Capítulos Autor: O Apóstolo Paulo. O Apóstolo Paulo dá orientações aos cristãos de Tessalônica a respeito da volta de Jesus ao mundo.
2TESSALONICENSES – 3 Capítulos Autor: O Apóstolo Paulo. Como em sua primeira carta, o Apóstolo Paulo fala do retorno de Jesus ao mundo. Também trata de preparar os cristãos para a vinda do Senhor.
1TIMÓTEO – 6 Capítulos Autor: O Apóstolo Paulo. Esta carta serve de orientação a Timóteo, um jovem líder da igreja primitiva. O Apóstolo Paulo lhe dá conselhos sobre a adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja.
2TIMÓTEO – 4 Capítulos Autor: O Apóstolo Paulo. Nesta carta, escrita pelo Apóstolo Paulo, ele lança um último desafio a seus companheiros de trabalho.
TITO – 3 Capítulos Autor: O Apóstolo Paulo. Tito era ministro em Creta. Nesta carta o Apóstolo Paulo o orienta sobre como ajudar os novos cristãos.
FILEMON – 1 Capítulo Autor: É uma carta particular de intercessão escrita, provavelmente em Roma, por Paulo, e enviada a Filemom, em Colossos. Filemom é instado a perdoar seu escravo, Onésimo, que havia fugido. Filemom deveria aceita-lo de volta como a um amigo em Cristo.
HEBREUS – 13 Capítulos Autor: A carta é anônima. Tem sido atribuída a Paulo, Barnabé, Lucas, Apolo, entre outros. Esta carta exorta os novos cristãos à não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos.
TIAGO – 5 Capítulos Autor: Indeterminado. Há, no Novo Testamento, três personagens preeminentes chamados Tiago. Em geral, aceita-se que o Tiago, chamado por Paulo de "o irmão do Senhor" (Gálatas 1:19), foi o autor da carta. Tiago aconselha os cristãos a viverem na prática a sua fé e, além disso, oferece idéias como isso pode ser feito.
1PEDRO – 5 Capítulos Autor: O Apóstolo Pedro Esta carta foi escrita para confortas os cristãos da igreja primitiva que estavam sendo perseguidos por causa de sua fé.
2PEDRO – 3 Capítulos Autor: O Apóstolo Pedro Nesta carta o Apóstolo Pedro adverte os cristãos sobre os falsos mestres e os estimula a continuarem leais a Deus.
1JOÃO – 5 Capítulos
Autor: O Apóstolo João Esta carta explica verdades básicas sobre a vida cristã com ênfase no mandamento de amarem uns aos outros.
2JOÃO – 1 Capítulo Autor: O Apóstolo João Esta carta, dirigida à "senhora eleita e aos seus filhos" [alguns crêem que o Apóstolo se refere a uma senhora cristã e sua família, que viviam em Éfeso; outros, que é a personificação de uma igreja e seus membros], adverte os cristãos quanto aos falsos profetas.
3JOÃO – 1 Capítulo Autor: O Apóstolo João Em contraste com sua segunda carta, esta fala da necessidade de receber os que pregam a Cristo.
JUDAS – 1 Capítulo Autor: Provavelmente Judas, irmão de Tiago. Se isso é verdade, ele pode ter sido um irmão de nosso Senhor (Marcos 6:3 – Gálatas 1:19). Judas adverte seus leitores sobre a má influência de pessoas alheias à irmandade dos cristãos.
APOCALÍPSE – 22 Capítulos Autor: O Apóstolo João Este livro foi escrito para encorajar os cristãos que estavam sendo perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles. Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.